Banda de Pífanos Jaraguá Mulungu
Coletivo Musical que enfatiza a música tradicional das Bandas de Pífanos tradicionais do Sertão do Moxotó Pernambucano “Arcoverde/PE” e Nordeste Brasileiro. O repertório é composto por composições autorais e musicas da cultura tradicional nordestina das Novenas e trezenas de São Sebastião e outros santos da devoção popular. A Música do Jaraguá Mulungu Terno de Pífanos mantém a tradição viva dos ternos de pífanos com seu repertório tradicional.
No Brasil, o pífano tradicional é um instrumento cilíndrico com sete orifícios circulares, sendo um destinado ao sopro e os restantes aos dedos. No geral, é um instrumento muito similar ao pífano de outras regiões do mundo. Pode ser construído com materiais diversos como: bambu, taboca, taquara, osso, caule de mamoneira ou, ainda, como é mais explorado hoje em dia, com cano de PVC, uma alternativa para a escassez de matéria-prima natural. É encontrado em três tamanhos: 65cm a 70cm, chamado “régua-inteiro”, 50cm, chamado “três-quartos”, e 40cm, chamado “régua-pequena”. O som varia de acordo com o comprimento do pífano. O pífano é um instrumento tradicional do nordeste do Brasil. Seus tocadores, na maioria, são pessoas sem erudição que transmitem a cultura do pífano pela tradição oral – tanto a confecção quanto o repertório, que em geral dispensa partitura, sendo tocado de ouvido. No Nordeste, ainda se encontram as tradicionais “bandas de pífanos”, “bandas de pife cabaçal”, “esquenta-mulher” ou “terno de zabumba”, sendo compostos por dois pífanos carros-chefe, acompanhados em geral por um Surdo, um Tarol, Zabumba e Pratos, além de outros pífanos.
ORIGEM: Desde o ano de 1999 quando foi criado e coordenado por Cacau Arcoverde. Com 16 anos de trajetória o coletivo musical vem divulgando a Musica Popular Brasileira pelo o Brasil e no mundo. Homenageando os mestres e brincantes da nossa Cultura Popular. Resultando numa sonoridade forte e especial mostrando sua diversidade artística cultural considerada música do mundo. Influências de vários Mestres da Musica Popular Brasileira: Maestrina Zabé da Loca, Mestre Vitalino de Caruaru, Padrinho Batista, João do Pife, Mestre Lula Calixto, Banda de Pífanos Santa Luzia, Banda de Pífanos de Caruaru, Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto.
Formação: Pífanos, Percussões (Zabumba, Pratos, Surdo e Tarol).
Prêmios e Shows:
Show Jaraguá Mulungu e Dona Zefinha no CBGB’S 313, Gallery _ NYC / EUA – 2002.
Prêmio _Foi selecionado pelo Projeto Rumos de Música do Itaú Cultural São Paulo – SP 2004/2005.
Foi convidado do II Festival Latino Americano de Música Instrumental (FLAMI) no Rio de Janeiro em Setembro 2005 pra Representar o Brasil, Sendo um dos 04 Representantes no II FLAMI / RJ.
Em 2007 tocou no Céu Aberto e Brasil Mestiço na Lapa no Rio de Janeiro e no mesmo período foi gravado o 2º CD do Jaraguá Mulungu intitulado “RAÍZES BRASILEIRAS” Produzido por Armando Daudt, gravado no estúdio Umuarama e Arranjado por Marcelo Bernardes e participações especiais de Marcelo Bernardes, Cacau Arcoverde, Lula Moreira, Canindé Guara, Juscelino Mizifi, Luizinho Calixto, Ricardo Calafate, Luiz Brasil.
Em 2009 apresentação no palco principal no Carnaval Multicultural FUNDARPE – Pernambuco em Bezerros/PE
– 2013 apresentação no Festival Pernambuco Nação Cultural Sertão do Moxotó da Fundarpe em Arcoverde/PE.
– 2014 Representou o Brasil no MICSUL em Mar Del Plata na Argentina
– 2014 24º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) Palco Cultura Popular.
Discografia:
Jaraguá Mulungu 2003 / RN; Participação na Coletânea do Banco BNB 2004 / CE; Participação na Coletânea do Itaú Cultural “Projeto Rumos de Música” 2004/2005 / SP; Raízes Brasileiras / 2007 / RJ; Lançamento do CD Recordações “Memories” / 2014 / PE
DVDS: Participação no DVD do projeto Rumos de Música do Itaú Cultural 2005 / SÃO PAULO.
Documentário “Raízes Brasileiras” 2007 / RIO DE JANEIRO.
https://soundcloud.com/jaraguamulunguternodepifanos
cocosideral@gmail.com
Write a Reply or Comment