Samba de Coco Raízes de Arcoverde
Do Rural ao Digital
Dança da cultura indígena com a negra, o Samba de Coco Raízes de Arcoverde vem florindo os palcos do mundo com suas saias Godê Pavão. Seu canto retrata a poesia do sertão nordestino embalada pelo coco trupé.
Formado em 1992 por Lula Calixto e pelas famílias Gomes e irmãs Lopes, o grupo passou a ser conhecido do público a partir de 1996, quando rompeu as barreiras da pequena cidade de Arco Verde, em Pernambuco, e se apresentou Brasil afora em países como Alemanha, Bélgica, Itália, Noruega e França.
Lula Calixto nasceu em Sertânia, chegando à Arcoverde em 1952, com apenas oito anos de idade. Ao longo de sua vida, teve contato com vários coquistas, como os mestres Alfredo Sueca, Ivo Lopes, Romeiro, Os Galegos e Das Dores. Seu legado foi inspirar uma família de compositores formada pelos irmãos Assis e Damião e pelas sobrinhas Iran e Dione. Nas canções, a simplicidade, em mensagens positivas, embala o canto frenético do coco ritmado. O resultado é um som arretado de autoral que foge dos padrões estilizados do coco e da música nordestina em geral.
A sonoridade percussiva do Samba de Coco Raízes de Arcoverde representa o coco Trupé, desenvolvido por Lula Calixto a partir de suas vivências musicais, e consiste em uma rápida e forte batida dos pés no chão com tamancos de madeira, usados, inovadoramente, como instrumentos percussivos. O samba e os folguedos de roda são manifestações muito presentes na dança e na música do grupo, marcados pelo triângulo, pandeiro, surdo e ganzá, que dão tônus ao ritmo.
Nos últimos anos, o grupo ganhou as pistas de dança do mundo em remixes de renomados produtores nacionais e internacionais como o sergipano DJ Dolores e os nova iorquinos Thornato e 2Melo, do selo Cumba Mela. Outro americano que se encantou com a batida do coco foi o DJ Maga Bo, que está lançando o álbum “Maga Bo apresenta Coco Raízes de Arco Verde” pelo seu selo Kafundó Records.
DISCOGRAFIA Coco Raízes de Arco Verde (2000) Godê Pavão (2002) – Prêmio Culturas Populares A caravana não morreu nem morrerá (2011) Maga Bo apresenta Coco Raízes de Arco Verde (2016)
VÍDEOS Documentário “Raízes de Amor” https://youtu.be/mTVBaWQ_0O4 – Direção: Márcia Paraíso Vídeo clipe “Seu Maya” https://youtu.be/LW4sW2J5MCk- Direção: Silveraço
Samba de Coco Raízes de Arcoverde cocoraizes@hotmail.com
Para comprar faça seu pedido pelo email: cocosideral@gmail.com
Write a Reply or Comment